Autor: Allan Percy
Ano da edição: 2011
Páginas: 110
Gênero: Aconselhamento filosófico
Dentre todos os filósofos que já li, Nietzsche (figura abaixo) certamente é o que me causou impacto. A sua percepção única da realidade é um soco no estômago do leitor, e causa espanto ver que um autor que morreu há mais de 100 anos possui textos que descrevem muito bem a atual situação da sociedade, embora a filosofia nietzschiana seja centrada na narrativa dos sofrimentos e paixões do homem como indivíduo, e não necessariamente em sua interação com a sociedade.
Nietzsche foi um filósofo astuto e profícuo, e se você se interessou pela leitura deste livro como forma de introdução ao pensamento nietzschiano, lhe advirto: este livro possui um conteúdo filosófico muito raso, pois a proposta do autor é comentar brevemente sobre as mais famosas máximas do filósofo, mas de forma direcionada para os problemas cotidianos da modernidade. Ou seja, embora haja muita sabedoria nas afirmações apresentadas em cada capítulo (o título de cada capítulo é uma frase de Nietzsche), o propósito do livro não é discorrer e argumentar sobre os temas tratados, mas apenas induzir o leitor à reflexão e em como o modo de pensar de Nietzsche pode nos ajudar a superar as dificuldades.
Meu parecer sobre o livro é: oferece uma síntese frugal sobre o pensamento de Nietzsche, mas a forma como esse conteúdo nos é apresentado pelo autor (Allan Percy) deixa evidente o caráter de autoajuda que esse livro tem, coisa que, por sinal, já pode ser inferida pelo título do livro! Aí vão algumas de suas frases mais marcantes (retiradas da contracapa do livro):
- O que não nos mata nos fortalece.
- O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes.
- Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.
- O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na Terra ou surge depois da morte.
- Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente com a cabeça erguida.
- Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas.
- Quem deseja aprender a voar deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se aprende a voar voando.
Comentários
Postar um comentário