Autor: Stephen Hawking
Ano da edição: 2015
Páginas: 256
Gênero: Divulgação científica
O físico e cosmólogo Stephen Hawking (1942-2018), ao longo de sua extensa carreira acadêmica, consagrou-se como um dos mais notáveis cientistas do século. Ao longo dos anos, Hawking também demonstrou ter um notório talento para a divulgação científica, que é um gênero literário que se destina a exposição de temas e assuntos relacionados a ciência, de forma sucinta , elucidativa e, as vezes, bem-humorada (Hawking também se destacou por isso). Entretanto, talvez a razão que tenha feito Hawking ser reconhecido pelo público em geral seja a doença que lhe acometeu, chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que foi identificada quando o mesmo tinha 21 anos, e que lhe acompanhou pelo resto de sua vida. Essa doença confinou Hawking a uma cadeira de rodas (figura 1), e o mesmo fazia uso de um computador e um sintetizador de voz para conseguir se comunicar.
Figura 1: Hawking passou o resto de sua vida confinado a uma cadeira de rodas.
Contrariando todas as expectativas, seu livro conseguiu fazer bastante sucesso, e não é muito difícil entender o porque. Além de grande cientista, Hawking também foi um exímio divulgador científico, tendo publicado vários livros que se tornaram sucessos comerciais (Uma Nova História do Tempo, O Universo numa casca de noz, etc).
O presente livro, publicado originalmente em 1988, têm como objetivo fornecer uma descrição sucinta acerca da evolução do nosso conhecimento acerca do Universo. Com uma linguagem simples e objetiva, Hawking nos guia pelos desdobramentos históricos que levaram as grandes revoluções na física e na cosmologia, seguindo uma cronologia que vai de Aristóteles (384-322 a.C), passa por Newton e Einstein, e finaliza com alguns desenvolvimentos teóricos recentes, como buracos negros, buracos de minhoca, teoria das cordas etc.
Muitos dos temas que mais fascinam o público são abordados neste livro, cuja premissa central é responder: Por que estamos aqui? O universo teve um começo? É possível viajar no tempo? Entre muitos outros questionamentos fundamentais, e para tentar elucidar o leitor sobre essa questões, Hawking faz uma descrição sucinta de assuntos como física de partículas, mecânica quântica, buracos negros, teoria da relatividade, etc., que são os pilares da física moderna.
Apesar dos questionamentos audaciosos que são introduzidos no início, é importante salientar que este livro não fornece respostas objetivas sobre essas questões, simplesmente porque a ciência ainda não encontrou respostas para tais questionamentos. Sendo assim, o objetivo de Hawking é nos convidar para refletir sobre essas questões e analisar as possibilidades decorrentes dessa reflexão, como é o caso da viagem do tempo para o passado, tendo como base a teoria da relatividade.
Independente de quais sejam os desdobramentos teóricos, Hawking conclui que para haver uma compreensão completa do universo, é necessário uma teoria que unifique a mecânica quântica com a teoria da relatividade, que é comumente chamada de teoria do campo unificado ou "teoria de tudo", e que é o principal objeto de busca dos físicos teóricos da atualidade.
"Não importa o quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer e triunfar. Enquanto há vida, há esperança." (S.W Hawking)
Comentários
Postar um comentário