Autor: Sun Tzu
Ano da edição: 2018
Páginas: 125
Gênero: Tratado militar/não ficção
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória grande, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo, nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..."
São poucos os livros que conseguem se manter relevantes por muito tempo. Este livro faz parte de um seleto e reduzido grupo de obras que atravessou centenas de gerações de diferentes leitores, pois trata-se de uma obra milenar! Aqui, Sun Tzu, um antigo general chinês, descreve as principais estratégias e táticas de batalha para se obter sucesso em cenários de conflito. Mesmo sendo curto, este livro é um verdadeiro compêndio de como um líder militar deve se portar diante de uma batalha (ou na iminência de uma). Esse livro tornou-se um verdadeiro best-seller entre líderes orientais e ocidentais ao longo de várias gerações, e não é atoa que o escritor James Clavell, responsável pelo prefácio do livro, enfatiza que a obra é de leitura obrigatória para todo e qualquer líder militar ou político, mesmo nos dias de hoje.
O livro reúne uma série de ensinamentos e estratagemas relacionados a planos militares de defesa e ataque, que foram agrupados, nesta edição, em 13 capítulos curtos. Tais ensinamentos vão desde a forma correta de se organizar uma tropa até a maneira correta de como um general deve tratar os seus soldados.
Ao fazer a leitura, me surpreendi com o fato de que os ensinamentos militares contidos no livro podem ser perfeitamente aplicados aos desafios que encaramos em nossas vidas, pois a filosofia contida no livro, em essência, nos ensina que todas as batalhas e desafios devem ser encarados com sabedoria, disciplina, conhecimento do problema e autoconhecimento (como fica evidenciado na frase de abertura), e essas habilidades são essenciais para superar desafios e problemas de qualquer natureza, sejam eles militares ou não.
Comentários
Postar um comentário